FOTO: Facebook de Jéssica Oliveira |
Amigos, familiares e Ex-Alunos de Jandaíra que estudaram na conceituada Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ (Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da UFRN) estarão presentes prestigiando a tradicional Festa do Ex-aluno da EAJ.
Chegando a sua 56ª edição em 2013, a Festa do Ex-Aluno será realizada na própria escola na quarta-feira, dia 1º de maio de 2013 (Feriado Nacional – Dia do Trabalhador). A programação começa pela manhã com visitação do público nos vários setores e a tarde festa musical.
Essa data é palco de encontros entre colegas de turmas até mesmo com mais de quarenta anos de conclusão dos cursos técnicos
Durante vários anos, a festa é comemorada com carinho e lembrança pelos ex-alunos que conviveram naquela conceituada unidade de ensino da UFRN, que ao longo de várias décadas vem contribuindo para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
.O evento é aberto ao público em geral das várias regiões do estado.
Histórico
Esse ano, a instituição completa 64 anos de existência.
A Escola Agrícola de Jundiaí foi criada pela lei Nº 202 de dezembro de 1949, como "Escola Prática de Agricultura", com localização na antiga Fazenda Jundiaí, distante 3 Km da sede do município de Macaíba, e a 25 Km de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
A Escola Prática de Agricultura foi transformada em "Escola Agrotécnica de Jundiaí", pelo convênio firmado entre o estado do Rio Grande do Norte e o Ministério da Agricultura, em 09 de abril de 1954, ficando subordinada à Direção de Ensino Agrícola e Veterinário daquele Ministério.
Por força do Decreto Nº 61.162, de 16 de agosto de 1967, foi incorporada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, passando posteriormente à denominação de Colégio Agrícola de Jundiaí – CAJ.
Com a Resolução Nº 006/2002 – CONSUNI, de 16 de agosto de 2002, que aprovou modificações e alterações no Regimento Geral da UFRN, a Unidade recebe a atual denominação de Escola Agrícola de Jundiaí.
Em 19 de dezembro de 2007, através da Resolução Nº 11/2007 – CONSUNI, a Escola Agrícola de Jundiaí passou da condição de Órgão Suplementar para Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, integrada à estrutura acadêmica e administrativa da UFRN.
É definida nos termos do Art. 9º do Estatuto da UFRN, como unidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão em Ciências Agrárias, e visa a integração entre as suas várias sub-áreas de conhecimento mediante aperfeiçoamento do ensino prestado, o que requer estruturação de bases e grupos e pesquisas voltados especialmente ao desenvolvimento tecnológico das cadeias produtivas agroalimentares e agroindustriais.
Com a expansão da Universidades Federais, atualmente na EAJ funcionam os seguintes cursos: PROEJA; Ensino Médio, Técnico (Agropecuária, Aquicultura, Agroindústria e Informática); Graduação (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Zootecnia) e Pós-Graduação (Produção Animal).